10 de fevereiro de 2010

Vou contar-te um segredo...

Uma história por dia e nem sabes o bem que te fazia...

Estudos indicam que a criança a quem se lê ou conta histórias com frequência tem um vocabulário mais alargado, informações mais diversificadas sobre a natureza e sobre o mundo que a rodeia.

A história lida ou contada forma a personalidade, incute valores, fornece aprendizagens diversas, desenvolve várias capacidades, ajuda a reflectir, incute o espírito crítico e incute hábitos de comportamento, de consumo entre outros.

São precisos alguns minutos por dia, paciência e imaginação, mas os benefícios parecem compensar: contar histórias desenvolve o intelecto e a  afectividade das crianças e cria laços entre gerações.
Ao entrar no universo infantil, o adulto fascina a criança. Elas adoram ouvir histórias. Ler histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, é suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a tantas perguntas. É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais.

Viagem encantada e cheia de boas histórias!

Sem comentários:

Enviar um comentário