6 de fevereiro de 2010

Qual a importância de "Promover a Leitura"?



« Numa primeira abordagem, logo se constata a importância que a temática da leitura vem assumindo nos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), importância essa medida pela generalização das políticas de promoção da leitura e pela quantidade de projectos em curso em que essa temática é central. A generalização destas políticas (...), baseia-se no reconhecimento da importância das competências e dos hábitos de leitura para o desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades. (...)

Considera-se a promoção da leitura como uma área de intervenção específica, relativamente autónoma e em franco desenvolvimento, na qual se cruzam diversos sectores, especialmente o da Educação e Cultura. Tem vindo, a alargar-se a outros sectores como o da Saúde e o Social. A noção de práticas de promoção (ou de fomento) da leitura relaciona-se com a criação, junto de uma dada população, de competências de compreensão do código escrito (alfabetização), com a elevação dos níveis de leitura em geral ou relativamente a um suporte em particular (designadamente o livro), em quantidade e/ou qualidade, com a elevação dos níveis de compreensão do texto escrito e da sua utilização quotidiana (literacia) ou ainda com o enraizamento dos hábitos e do gosto pela leitura.

Consideram-se ainda práticas que, de um modo continuado, pretendem aproximar os potenciais leitores dos diversos suportes de leitura, criando uma relação entre as acções a desenvolver e o público-alvo, transformando-o em sujeito activo, numa tentativa de, assim, formar leitores e diminuir, a médio e longo prazo, os níveis de iliteracia. (...)»

Excerto do estudo "Práticas de Promoção da Leitura nos países da OCDE", dos autores José Soares Neves, Maria João Lima, Vera Borges e Coordenação dos Estudos PNL.

Saudações encantadas!

Sem comentários:

Enviar um comentário