23 de maio de 2012

It's a book




Lane Smith mostra o que é ler um livro na era digita. lUm livro de papel não precisa de palavra passe nem de bateria e só um burro não sabe isso, como explica o autor norte-americano Lane Smith na história para a infância "É um livro".
Nele há um burro com um computador portátil e um macaco que adora histórias de piratas. Ambos estão sentados frente a frente e o que mais intriga o burro é um objeto que o macaco tem nas mãos. Um livro de papel.
"Como é que posso fazer avançar o texto para ler? Consegues fazer um blogue com isso? Onde tens o rato? O livro envia mensagens?", pergunta o burro. Com bonomia e alguma condescendência, o macaco vai respondendo: "É um livro".
Lane Smith, 51 anos, é um premiado ilustrador (e também autor) de livros para crianças, alguns em parceria com Jon Scieszka, e editou no ano passado este "É um livro" que deu origem a um vídeo que circula na Internet sempre que se fala desta "rivalidade" entre livro digital e livro de papel.
Em entrevista no ano passado ao Wall Street Journal, Lane Smith explicou que a ideia do livro surgiu de um acumular de situações em torno dos perigos e aliciantes do digital e do livro tradicional.
"Um dia acordei e percebi que o mundo tinha mudado", disse o autor.
Em "É um livro" não há heróis nem vilões, mas Lane Smith faz com que o livro de papel triunfe, com o burro a passar horas embrenhado na história de piratas que pertence ao macaco.
"Não te preocupes, eu carrego a bateria quando acabar!", exclama.

Saudações encantadas!